Reunião SBCTEM - Setembro/2012

27-09-2012 13:23

 

REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA MADEIRA DECIDE SOBRE CONGRESSO E CRIAÇÃO DE REVISTA

 

No dia 18 de setembro foi realizada, no Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa, a terceira reunião da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia da Madeira (SBCETEM).

A SBCETEM foi criada em 2008 com sede provisória na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e tem por finalidade promover o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia da Madeira, mediante a congregação de cientistas, realização de eventos, divulgação científica e outros interesses inerentes à sua natureza.

A reunião teve por objetivos principais definir a realização do I Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira (I CBCETEM), que será organizado pela equipe da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em maio de 2013, em local ainda a ser definido, mas provavelmente na própria cidade do Rio de Janeiro.

Na reunião, também ficou definida a criação do Brazilian Journal of Wood Science and Technology, uma revista de base eletrônica, cujo foco principal será divulgar em níveis nacional e internacional os avanços alcançados pela Ciência e Tecnologia da Madeira no Brasil, mas que servirá também para promover a interação com grupos de pesquisa similares baseados em outros países.

Em breve a comunidade científica brasileira será informada de forma mais detalhada sobre as duas iniciativas: o Congresso e a Revista.

A reunião SBCETEM realizada na UFV contou com a presença de 25 professores e pesquisadores em madeira de várias instituições brasileiras.